5º Congresso Brasileiro Médico e Jurídico | Anais do Congresso
15731
page-template-default,page,page-id-15731,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode_popup_menu_push_text_right,vss_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Anais do Congresso

O IV Congresso Brasileiro Médico e Jurídico aconteceu em Vitória, capital do estado do Espírito Santo nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2016. Com uma média de 800 participantes por dia, o congresso teve como tema central a Judicialização da Saúde e Gestão Pública discutido em sete painéis centrais e 28 subtemas, por 37 palestrantes e congressistas.

A Judicialização das políticas de saúde e o crescente número de processos judiciais motivados pela não prestação dos serviços de saúde aos usuários é um tema de interesse social. Estabelecer um diálogo entre os públicos envolvidos com a questão é o objetivo deste congresso que já está em sua quarta edição.

O Congresso Brasileiro Médico Jurídico busca aproximar os operadores do direito e da saúde, os gestores públicos e privados, os estudiosos do tema, estabelecendo o diálogo necessário, a uma prestação de serviços que atenda aos princípios básicos de atenção a vida e a saúde, de forma igualitária e democrática.

A estratégia da composição das mesas temáticas busca a interdisciplinaridade e a aderência de públicos diversos. O objetivo é que as discussões possam ter a capacidade de influenciar, pelas múltiplas visões de seus expositores e palestrantes, o que se impõe como um grande desafio, a montagem das mesas de discussões, pela comissão científica.

Este ano o congresso contou com a participação de pesquisadores que atenderam as chamadas de apresentação de trabalhos científicos. Foram 8 posters expostos à avaliação de uma comissão julgadora,composta por membros do comitê científico do evento, que escolheram os três melhores trabalhos. Os resumos expandidos estão dispostos neste documento.

O próximo congresso que acontecerá em 2017 terá a mesma proposta de chamada de trabalhos, incentivando a produção científica na área.

Clenir Avanza
Diretora Executiva

Coordenador Científico

João Pedro Gebran Neto

Coordenadora Executiva

Clenir Sani Avanza

Comitê Científico

Clenio Jair Schulze
Clenir Sani Avanza
Gabriel Schulman
Gustavo Meneguelli
Fabiana Franco
Flavio Kataoka
Leandro Azevedo e Figueiredo
Marcelo Soneguetti
Rodrigo Santos Lugão

Foto da capa: Fabricio Silva

Editoração: Bios Editoração

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
IV CONGRESSO BRASILEIRO MÉDICO E JURÍDICO

 

Data de realização: 24,25 e 26 de Agosto de 2016
Local: Itamaraty Hall , Vitória, ES

1. Do objetivo

1.1. O congresso é um evento nacional de grande porte que contará com a
participação de palestrantes nacionais e locais, tendo por intuito discutir os temas controversos que envolvem o exercício da medicina e o direito brasileiro, trazendo luz às tomadas de decisões. O objetivo é proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos científicos, das diversas áreas de duas áreas de conhecimento

2. Dos participantes

2.1. Poderão submeter trabalhos pesquisadores docentes, discentes, pósgraduação (lato sensu ou stricto sensu) de qualquer Instituição de Ensino Superior.

2.2. Os trabalhos poderão ter até 05 (cinco) autores.

2.2.1. A autoria será registrada pela ordem dos autores indicada no ato da submissão do trabalho.

3. Dos trabalhos

3.1. Os trabalhos serão submetidos em formato de resumo, apresentado sob a forma de texto corrido, parágrafo único, sem tabelas ou figuras ou fórmulas ou equações ou diagramas.

3.1.1. Na redação do resumo, recomenda-se o uso de voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem ser evitados os neologismos, citações bibliográficas, símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente.

3.2. O texto poderá ser apresentado em português ou inglês ou espanhol.

3.3. O título deverá contar o máximo de 200 caracteres, considerados os espaços.

3.4. O texto deverá contar com no máximo 2.000 caracteres, considerados os espaços.

3.5. Os resumos deverão explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa, objetivos e/ou hipóteses, metodologia utilizada, resultados e conclusões.

3.5.1. Resumos que tratem de pesquisas em andamento deverão apresentar os resultados até a etapa desenvolvida.

3.5.2. A qualidade dos resultados e conclusões é critério de avaliação dos resumos. Assim, os resumos devem conter evidência de resultados que caracterizem a realização de uma pesquisa, ainda que em andamento.

3.6. Os resumos não deverão conter informações de autoria, bibliografia, referências pessoais, abstract ou agradecimentos.

3.7. Os resumos considerados aprovados estão previamente selecionados para publicação nos Anais do evento e(ou) obra equivalente, caso haja publicação física ou digital (e-book). O envio, portanto, caracteriza autorização para publicação do trabalho e responsabilidade pela autoria.

3.7.1. Os autores selecionados para a apresentação de seus trabalhos sob a forma de pôster e confirmarem sua presença terão a publicação de seus resumos nos Anais condicionada a esta apresentação e(ou) obra equivalente condicionada à apresentação (por ao menos um dos autores).

4. Da submissão e avaliação dos resumos

4.1. O prazo para envio dos resumos é de 23 junho até 30 de julho de 2016.

4.2. A submissão dos resumos deverá ser feita enviando o resumo salvo em word para o e-mail:edital@abrages.com.br

4.3. Os trabalhos recebidos no prazo e conformes às normas deste edital serão avaliados pelo corpo editorial, e apreciados quanto aos aspectos relevância, clareza dos objetivos, metodologia, resultados e conclusões.

4.4. A avaliação será do tipo duplo-cega, em que nem os avaliadores sabem quem é o autor nem o autor sabe quem são os avaliadores. Assim, qualquer informação de autoria detectada no texto do resumo implicará na desqualificação da submissão, qualquer que seja o momento da detecção.

5. Da publicação

5.1. A relação dos resumos aprovados será divulgada no dia 08 de agosto de 2016, no site do congresso e os autores receberão e-mail de aceite.

6. Da confirmação de apresentação de trabalho

6.1. A confirmação da apresentação dos trabalhos selecionados será solicitada por e-mail ao responsável pela submissão, que deverá responder informando seu aceite até 15 de agosto de 2016.

6.2. Somente as apresentações confirmadas dentro do prazo determinado serão incluídas na programação do evento.

7. Da apresentação dos trabalhos

7.1. As apresentações serão nos dias do congresso, no Itamaraty Hall, em Vitória. A programação será divulgada previamente.

7.2. As apresentações serão no formato de pôster. Modelo anexo.

7.5. Da modalidade pôster

7.5.1. Para padronização da apresentação dos pôsteres, o responsável pela submissão receberá e-mail contendo as instruções para sua confecção.

7.5.2. O modelo do pôster estará disponível a partir de 30 junho de 2016, na página

 

Vitória, 19 de junho de 2016.